12 abril 2006

Cidade da Indonésia deve banir beijos públicos de mais de 5 minutos

AP
16:55 07/04

JACARTA, Indonésia (AP) - Casais que se beijam em público por mais de cinco minutos em breve poderão ser presos se forem aprovados os projetos de lei que procuram banir todos os comportamentos considerados não-islâmicos.

A Indonésia não emprega a Sharia, ou lei islâmica, em nível nacional, mas nos últimos anos uma série de regiões tem desenvolvido estatutos para regular comportamentos pessoais de acordo com a moral islâmica.

A legislação também baniria casais de se tocarem de uma maneira sensual e de abrirem a roupa um do outro. Segundo um jornal local, os infratores poderiam enfrentar prisão, mas não deu mais detalhes.

"Não dramatize isso, nós não somos opressores", foi o que Ahmad Lutfi, autoridade da cidade, teria dito quando perguntaram se as pessoas responsáveis pela fiscalização andariam com cronômetros para medir o tempo dos abraços públicos.

No ano passado foram introduzidas leis que impediam as mulheres de ficarem sozinhas nas ruas depois de escurecer, como parte de um plano para acabar com a prostituição. O regulamento tem sido criticado por grupos de direitos humanos e mulheres ativistas.

Apesar de tentativas de popularizar uma forma mais conservadora do islamismo, a maior parte dos 200 milhões de muçulmanos da Indonésia pratica uma forma moderada da fé e é tolerante com outras crenças e estilos de vida.

Na Indonésia - como em muitos países asiáticos - casais, casados ou não, raramente se beijam nos lábios em público. Mulheres geralmente beijam a mão do seu marido quando se despedem na frente de outras pessoas.

Enviado pela :)

Nenhum comentário: