03 setembro 2008

Peixe dourado joga futebol e dança em aquário


da Folha Online

Ele joga futebol, basquete, nada em ziguezague e até "dança" --mais especificamente faz aquele passo em que é preciso passar por baixo de uma barra, que a cada rodada fica a uma altura menor. Conheça o Comet, um peixe dourado de dois anos que seus criadores querem tornar o "mais inteligente do mundo". Por enquanto, o animal já deu origem a um kit para que donos supostamente tornem suas mascotes aquáticas tão hábeis quanto ele.

Segundo o tablóide britânico "Daily Mail", Comet foi treinado por seu adestrador Dean Pomerleau, 41, utilizando uma técnica chamada "reforço positivo" --para cada tarefa cumprida, o peixe ganha uma quantidade de comida.

Como resultado, o peixe aprendeu a buscar uma argola jogada pelo treinador, nadar em ziguezague em torno de "postes" no aquário e mandar uma bola para dentro do gol.
Para o treinador, a habilidade não é exclusividade de Comet --qualquer peixe pode aprender esses truques. "Há muitas evidências de que os peixes são muito mais inteligentes do que as pessoas acreditam", afirma.

Por isso, Pomerleau fez uma parceria com a empresa norte-americana R2 Solutions para o lançamento de um kit que permite que os donos treinem suas próprias mascotes aquáticas. O produto vem com postes, barras e túneis para o adestramento dos peixes, além de um DVD com instruções.

"Com as ferramentas corretas e a promessa básica de comida como recompensa, os peixes podem aprender truques complicados muito rápido", afirma. "Agora as pessoas em busca de um cão podem cogitar comprar um peixe."


Verdade... quase nem se nota a diferença!

Nenhum comentário: