19 setembro 2008

DNA de fezes vai delatar donos de cães "porcalhões" em Israel

da Reuters, em Petah Tikva (Israel)

Uma cidade israelense vai implantar testes de DNA com cocô de cachorro para punir os donos de animais que sujarem as ruas e recompensar os que o fizerem em local adequado.

Dentro de um programa-piloto de seis meses lançado nesta semana, a cidade de Petah Tikva está pedindo aos cidadãos que levem seus animais a um veterinário do município para coletar amostras de material da boca do pet.

O governo local usará a base de dados de DNA para cruzar as informações com as dos dejetos encontrados nas ruas e identificar o proprietário do cão.

Os donos dos pets que fizerem suas necessidades nos locais permitidos --previamente demarcados-- poderão receber recompensas, como cupons para ração e brinquedos. Mas o proprietário de um animal cujo cocô ficar sob a sola de sapato de alguém vai ganhar uma multa municipal.

"Meu objetivo é envolver os moradores e dizer a eles que, juntos, podemos tornar nosso ambiente limpo", afirmou Tika Bar-On, chefe veterinário autor do projeto.

Bar-On disse ainda que o banco de dados poderá ajudar também nas pesquisas sobre doenças genéticas caninas e pedigrees, além de auxiliar na identificação de animais perdidos.


Comentário ETV:
A idéia é inusitada, mas pra falar a verdade, achei genial!

Nenhum comentário: