20 novembro 2007

Macacos de laboratório também fazem "greve", diz estudo

Da Ansa

Os macacos que "trabalham" nos laboratórios de pesquisa científica também fazem "greve" quando observam que os vizinhos de mesma categoria recebem mais benefícios. A conclusão é de uma pesquisa publicada na revista científica "Proceedinds of the National Academy of Science" (Pmas).

Os cientistas da universidade norte-americana de Atlanta analisaram o comportamento de 13 macacos a partir da recompensa que eles recebiam depois de realizar uma tarefa.

Os macacos deveriam entregar uma ficha e em troca receberiam um pedaço de pepino ou uma uva - que é muito mais apreciada pelos animais. O resultado é que os macacos faziam seu "trabalho" em troca de um pepino apenas se todos eles recebessem o mesmo. No momento em que um deles recebia a uva, os demais se recusavam a entregar a ficha em troca de "apenas" um pepino."A recusa é causada apenas pelo fato de que um prêmio é menor do que o outro", confirmam os autores da pesquisa. "Quando todos os macacos recebem de novo o mesmo prêmio, os 'grevistas' voltam a 'trabalhar'".

Nenhum comentário: