30 junho 2006

Elefanta supera a dor pela morte da companheira graças a Mozart

ZAGREB, 29 jun (AFP) - A música de Mozart permitiu que Suma, uma elefanta de 45 anos, superasse a dor causada pela morte de sua companheira Patna, com quem conviveu os últimos dez anos no zoológico de Zagreb.

Nas recentes cerimônias em comemoração do 81o. aniversário do zôo da capital croata, a direção comprovou que a música clássica fazia maravilhas por Suma, conforme explicou o diretor Mladen Anic.

"Organizamos um concerto diante da área onde Suma se encontrava. No início ela estava nervosa e, inclusive, jogava pedras na direção dos participantes. Mas, com os primeiros compassos da música de Mozart, ela se acalmou, fechou os olhos e ouviu atentamente", contou ele.

"Foi fascinante. Compreendemos na mesma hora a reação", disse ainda, acrescentando que ordenou a instalação de um sistema de som na "casinha" de Suma.

A elefanta, que mal comia desde o falecimento de Patna, em maio passado, e estava muito deprimida, recobrou o apetite e passou a apreciar o som de Mozart, Vivaldi, Bach e Shubert.

Nenhum comentário: