02 junho 2006

Cientista japonês recria a voz de Mona Lisa

Matsumi Suzuki, cientista forense especializado em análise acústica e de voz, afirma ter recriado a voz da mulher que posou para a tela de Leonardo da Vinci. Suzuki foi co-vencedor do Prêmio Ig Nobel da Paz em 2002, por promover a harmonia entre as espécies inventando o Bow-Lingual, um aparelho de tradução entre cachorros e humanos.

O pesquisador se baseou em características físicas para recriar a voz de Mona Lisa. Sua empresa, a Japan Acoustic Lab, recria as vozes de suspeitos de crimes baseada em informações sobre suas características físicas, estilo de vida e dialeto. Mas também recebe pedidos para reproduzir as vozes de personagens históricos.

Para descobrir a voz de Mona Lisa, o laboratório trabalhou com uma fotografia da pintura para obter medidas detalhadas de seu rosto e mãos. Assim recriaram seu crânio e estimaram sua altura. Após o processamento de dados, o laboratório refez suas cordas vocais e outros órgãos que produziram a voz.

A mesma técnica foi usada para reproduzir a voz de Da Vinci. Os resultados podem ser ouvidos na página online da Microsoft Japão (www.microsoft.jp).

Retirado daqui

Nenhum comentário: