30 junho 2006

Burro é preso em protesto contra governo na Índia

da BBC, em Londres

Um burro foi preso na Índia depois de ser usado num protesto contra autoridades locais no Estado de Tamil Nadu. O animal, que levava um cartaz com os dizeres "Lento para agir, desmotivado e teimoso" pendurado no pescoço, foi mantido na delegacia por uma noite.

A polícia alega que o animal é "prova do crime", mas ativistas dizem que se trata de uma crueldade. Os donos do burro, porém, se dizem aliviados com a libertação do animal, que eles haviam alugado para os manifestantes de duas organizações não-governamentais, supostamente sem saber que o bicho seria usado num protesto.

A polícia agiu depois que as autoridades criticadas apresentaram uma queixa alegando que estavam sendo ridicularizados em público.

Prisioneiro difícil

Além de levar o burro, os policiais prenderam vários manifestantes e apreenderam materiais usados no protesto, incluindo uma barraca, um alto-falante e um amplificador. Como os policiais não conseguiram encontrar o dono do burro - procedimento padrão quando um animal é encontrado na cena de um crime, o juiz que analisou o caso não teve opção a não ser ordenar a prisão do bicho. Os policiais disseram que o quadrúpede foi um prisioneiro difícil, tendo rejeitado desde a alimentação até o padrão da acomodação.

Os donos foram encontrados no dia seguinte. Como eles disseram que não sabiam para que o animal seria usado, agora a polícia também está acusando os manifestantes de crueldade contra os animais.

Nenhum comentário: