11 julho 2006

Idosa lota a casa de lixo e passa a morar no carro

Agência Estado
A espanhola Violeta de Carvalho Martinez passou os últimos 20 anos acumulando lixo em casa, no Itaim Bibi, na capital paulista. Por falta de espaço devido ao entulho acumulado do chão ao teto de todos os cômodos da residência, Violeta, de 70 anos, passou a morar dentro de um Fiat 147 na garagem, de acordo com o que a polícia apurou.

O caso foi descoberto depois de vizinhos de Violeta informarem à polícia que a idosa não era vista há pelo menos quatro dias. Suspeitava-se que ela pudesse estar morta no meio do lixo. Violeta, no entanto, se entregou hoje no 15º Distrito Policial.

Policiais e 24 homens da equipe de limpeza da Subprefeitura de Pinheiros já recolheram dez caminhões de lixo da residência onde vive Violeta. Há tanto lixo no sobrado - de 350 metros quadrados e quatro quartos - que, de acordo com a polícia, a limpeza, iniciada ontem, deve prosseguir até a amanhã.

A delegada Maria Aparecida Resende Corsato afirma que, pelo seu comportamento, tudo aponta que Violeta sofra de um distúrbio conhecido como psicose maníaco-depressiva, o que poderia levá-la a coletar lixo e armazená-lo dentro de casa.

Maria Aparecida acredita que a idosa tenha bons recursos financeiros, pois foram encontradas, na casa, 16 escrituras de imóveis em nome dela em bairros como Vila Nova Conceição e Vila Olímpia. Sua residência está localizada em uma área nobre da cidade. Violeta poderá ser presa por crime contra a saúde pública e contra a pessoa, por ter colocado em risco a saúde dos vizinhos - ela guardou em casa até restos de comida, o que contaminou toda a residência, onde havia muitos ratos.

Um comentário:

é tudo verdade disse...

PS - Segundo a Fê, testemunha ocular da história (já que passava em frente à casa da velhinha todos os dias para almoçar), a senhora era vista freqüentemente no meio do entulho da garagem, de onde saía um cheiro pútrido, aromatizando o local com todo o cuidado, com um singelo spray de lavanda...