13 outubro 2007

Site leva turistas a buscar praia britânica imaginária


Uma página na Internet promovendo uma praia paradisíaca, considerada a melhor da Cornualha, no sudoeste da Grã-Bretanha, vem atraindo hordas de turistas à região em busca do local, que não sabem que o local na verdade não existe. O "site oficial" da praia de Porthemmet, já visitado por milhares de pessoas, avisa: "Se você está planejando uma viagem à Cornualha, garanta uma visita à praia de Porthemmet. Ela é considerada a melhor praia da Cornualha tanto pelos moradores da região quanto pelos freqüentes visitantes ao condado".

A página diz que graças ao fluxo da Corrente do Golfo, Porthemmet "tem águas mornas e parece mais um paraíso tropical do que uma praia na Grã-Bretanha" e avisa que, para os visitantes mais jovens, ela traz o atrativo de ter muitos bares e discotecas, além de ser a única do país a permitir a prática de topless. Segundo a imprensa britânica, muitos turistas têm seguido as indicações do site e procurado na estrada A30 as placas que mostrariam "claramente" a direção a seguir para chegar à praia. Mas as placas, cujas fotos aparecem no site, também não existem.

Costume local

Para aqueles que se aventuram a perguntar pela praia aos moradores da região, o site avisa: "Há um costume local na Cornualha segundo o qual os moradores fingem não saber onde fica a praia de Porthemmet. Não seja enganado, todos os moradores da Cornualha sabem onde fica a praia, mas estão somente se divertindo".

A "página oficial" da praia sugere então aos turistas que digam aos locais ser um "emmet", que significaria, no dialeto local, alguém que ama a Cornualha."Emmet", na verdade, é o termo usado pelos locais para se referir, de maneira pejorativa, aos turistas.

Segundo o jornal "The Independent", o site é criação do britânico Jonty Haywood, originário da Cornualha e que atualmente trabalha como professor de inglês na Tailândia. Em entrevista ao jornal, ele negou que o site seja parte de uma campanha de nacionalismo na Cornualha e de crítica aos milhões de turistas que visitam suas praias a cada ano. Segundo ele, a página não tem nenhum objetivo além de fazer graça. "Mandar turistas tentar encontrar uma praia imaginária é engraçado", justificou ele ao jornal.
Fonte: BBC

Nenhum comentário: