18 setembro 2007

Pombos podem levar Veneza a proibir arroz em casamentos

O prefeito de Veneza, Massimo Cacciari, está estudando a possibilidade de proibir a tradição de jogar arroz nos noivos em casamentos para reduzir a população de pombos da cidade.
O arroz é um símbolo de prosperidade e fertilidade para os noivos.
Mas o cereal atrai pombos e já existem cerca de 40 mil no centro histórico de Veneza. A prefeitura tem grandes despesas para limpar a sujeira que as aves fazem.
Um casamento veneziano atrai todos os tipos de curiosos e, entre eles, costuma-se ver, aguardando pacientemente pela aparição de noivo e noiva, os pombos da cidade.
Eles se aglomeram às centenas.
Os pombos "mais espertos" já perceberam que casamentos são mais do que uma celebração - são uma abundante fonte de comida e, com mais de mil a cada ano, há arroz para muitos pombos.
Os esforços para controlar a população de pombos em Veneza com a introdução de anticoncepcionais em sua cadeia alimentar tiveram pouco impacto.
Com toda a comida e arroz de festa lançados na cidade, os pombos podem até ter um "prato preferido".
Estima-se que a população de pombos tenha aumentado 24% no ano passado.
É um problema que pesa no orçamento da cidade. A cada ano são gastos US$ 14 mil por pombo para remover as fezes das aves de estátuas e áreas públicas.
Alimentar os pombos agora é proibido na maior parte da cidade, mas a medida enfrentou resistência dos 18 vendedores de comida para pombo da praça de San Marco.
A cada ano eles vendem toneladas de grãos para turistas que posam para fotografias com os pombos.
O prefeito diz que ou esses vendedores aceitarem a sua oferta de transferência para outras áreas, ou não serão indenizados pelas autoridades.

do UOL.

Pombas!

Nenhum comentário: