28 maio 2009

“Leite feliz”: tenor canta para vacas produzirem líquido mais cremoso


Marcello Bedoni, um dos principais tenores europeus, foi até Lancashire, na Inglaterra, especialmente para realizar um concerto para um rebanho de vacas. O convite partiu de uma empresa italiana de sorvetes, a Antonio Federici, que está relançando este mês um produto centenário no setor, baseado em uma antiga receita familiar.

O senhor Federici, que criou a marca, acreditava que ouvir ópera traria benefícios às vacas. Ele se convenceu de que a música estimula a produção de leite, matéria-prima básica do sorvete, rico em endorfina (substância química liberada no organismo, que provoca sensação de relaxamento). Assim, tornou esse “ingrediente” essencial em seu produto.

A receita, que foi passada de geração em geração, chegou ao neto do sr. Federici, Frederick. “Meu avô sempre cantava para os animais antes da ordenha e, em nossa busca por recriar o sorvete exatamente como era feito no passado, decidimos trazer a música novamente ao pasto”, afirma. “As vacas vão gostar do show, o que se refletirá na qualidade do leite que produzimos”, completa. A música parece mesmo agradar, como indica o vídeo produzido pela BBC.
a
O repertório oferecido aos bovinos inclui clássicos como “Amore ti vieta”, de Giordano, e “E lucevan le stelle”, de Puccini. De fato, especialistas dizem que sons suaves ou músicas podem reduzir o stress dos animais, e induzir ao relaxamento e à saúde.

O tenor Bedoni ficou animado com as apresentações. “As vacas são animais muito amáveis e têm bons ouvidos para a ópera. Eu preparei um repertório especial para esse público, incluindo canções napolitanas. Preferi deixar de lado números muito estimulantes, como as canções de Wagner e Carmina Burana”, diz.
a
(Do blog do Globo Rural)
a
O grifo foi meu... rs

Um comentário:

Luciano disse...

“As vacas são animais muito amáveis e têm bons ouvidos para a ópera" - Traduzindo: "Sou do feno e tenho muito orgulho disso!" kskskskskks!

Muito bom, Ju!