27 dezembro 2007

Cães adestrados ensinam pandas em cativeiro a lutar

Pequim, 21 dez (EFE).- Quatro pandas gigantes criados em cativeiro, mas que poderão ser libertados nos próximos meses, estão sendo adestrados por cachorros da Polícia a fim de melhorar sua habilidade para se defender em seu habitat natural, informou hoje o "Diário de Chengdu".

Os especialistas não querem que os pandas, dos quais serão selecionados dois, tenham o mesmo destino que Xiang Xiang, o primeiro panda criado em cativeiro devolvido ao meio selvagem e que morreu um ano após ser libertado em uma luta com outros da mesma espécie.

Os quatro candidatos, dois machos e duas fêmeas, vivem no Centro de Pesquisa de Pandas Gigantes de Wolong, na província de Sichuan (sudoeste), principal habitat desta espécie.

Após a morte de Xiang Xiang, os especialistas chineses anunciaram que os favoritos nos programas de libertação dos pandas, objetivo de sua reprodução em cativeiro, seriam as fêmeas.

Os pandas gigantes são muito sensíveis quando se trata de seu próprio território, e normalmente um exemplar ocupa uma zona de vários quilômetros quadrados. Por isso, a situação fica muito difícil para os machos criados em cativeiro, mais fracos.

Esta é uma das espécies em maior risco de extinção, e, atualmente, apenas 1.600 pandas vivem em liberdade nas montanhas de Sichuan e nas províncias de Shaanxi e Gansu.

EFE

Nenhum comentário: