15 maio 2007

Calculadora ‘dedura’ alunos com dificuldade

A Texas Instruments, cujas calculadoras tornaram a companhia conhecida no mundo todo, encontrou uma maneira de ajudar professores a identificar rapidamente quais alunos precisam de ajuda em matemática. Trata-se do sistema TI-Navigator, que envia sinais das calculadoras dos alunos para um computador, permitindo que os professores corrijam e analisem erros dos estudantes em tempo real. "O professor pode perceber que aluno não está entendendo a matéria ao acessar que funções da calculadora os alunos escolheram para seus cálculos”, disse Templeton durante o Reuters Global Technology, Media and Telecoms Summit, em Nova York.

Com a TI-Navigator -- que envia dados sem a necessidade de cabos --, mesmo os alunos mais tímidos em sala podem dar sinais aos professores sobre o seu desempenho. O sistema permite que professores "obtenham respostas de cada estudante, não apenas dos mais falantes", segundo a empresa. Professores também podem identificar e corrigir erros comuns assim que ocorrem, e, se necessário, ajustar a didática ao longo do curso.

Templeton afirmou que o sistema, lançado há cerca de dois anos, não é projetado para espionar os estudantes, mas sim para funcionar como uma ferramenta de aprendizado. O investimento nessa tecnologia depende do tamanho da sala de aula. As calculadoras e outros equipamentos educacionais da Texas Instruments representaram apenas 2,4% do faturamento de US$ 3,2 bilhões da companhia no primeiro trimestre. O restante foi gerado por vendas de semicondutores usados em celulares.

A Texas Instruments é a maior fabricante de chips para telefones celulares. Apesar disso, calculadoras, comuns em classes de matemática e de engenharia, são mais lucrativas que chips e a companhia as considera como uma parte importante de seus negócios.

Fonte: Reuters

Nenhum comentário: